Selecionamos os erros mais comuns que fazem o contribuinte cair na malha fina
A época de fazer as declarações do Imposto de Renda chegou, e nós sabemos que é um período burocrático. Afinal, é sempre um momento em que surgem inúmeras dúvidas: estou entre os que devem declarar? Como fazer? Como especificar meus ganhos?
Como é uma tarefa difícil, separamos os erros mais comuns para você ter em mente e não se enganar na hora de realizar a declaração.
1) Ausência dos comprovantes
Pela quantidade grande de comprovantes e notas fiscais exigidas, é muito comum que acabe faltando algum documento que o contribuinte não guardou ou não conseguiu uma segunda via. Se o contador escolhido para o serviço não for qualificado, é possível que o contribuinte corra o risco de não comprovar os seus gastos e acabe caindo na malha fina. Para evitar que isso aconteça, guarde com antecedência todos os seus documentos, faça uma caixa com os documentos recebidos durante o ano. Assim, facilita o trabalho do contador e o seu.
2) Falhas na hora de informar renda do dependente
Um problema comum nas declarações é a omissão ao incluir dependentes. Neste etapa, o contribuinte deve informar todas as suas despesas e bens e as dos seus dependentes. Ou seja, declarar as despesas médicas, pensões alimentícias recebidas etc.
3) Informação de valores imprecisos
Na hora de declarar os valores dos rendimentos, é necessário cuidado, pois qualquer soma incorreta pode gerar problemas mais para frente. Caso ocorra divergência, as informações declaradas são cruzadas pela Receita, pois também são informadas pelas fontes pagadoras. Para que não haja dúvidas, na hora de preencher o formulário, a separação dos números deve ser feita com vírgula e não com pontos. Valores como 1.000 reais, devem ser escritos como “1,000 reais”, pois o sistema pode ler como apenas 1 real.
4) Descontar despesas não dedutíveis
O último erro, e também o mais comum, é quando há confusão entre as despesas que são passíveis de dedução e as que não são. No caso, cursos e material escolar não são descontados. Algumas despesas médicas não são descontadas, mas cirurgias estéticas, gastos com remédio e academia, por exemplo, não são deduzidas pela receita.
Esses são apenas alguns dos erros mais cometidos na hora da declaração do imposto de renda. A maioria é resultado de mal planejamento ou desatenção, falhas que podem ser ou facilmente evitadas.